quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O MENINO E AS ELEIÇÕES.

Como aqui a gente tem opinião, não poderia de deixar de me posicionar em relação ao segundo turno das Eleições Municipais. Como já fizeram os companheiros Ricardo Noblat e Lúcia Hipólito (em seus blogs, naturalmente), também exponho aqui meus candidatos.

No Rio de Janeiro:
Voto em Fernando Gabeira, pois ele é realmente diferente dos demais políticos. Gabeira tem história, tem ética e não compõe com a velha máquina partidária. É claro e evidente que ele tem apenas boas idéias, mas nenhuma delas é uma proposta realmente concreta. Por outro lado, Eduardo Paes é cheio de propostas concretas, que viraram promessas de campanha. Acontece que os políticos acabam não cumprindo o que prometem. Desta forma, prefiro votar num cara que diz apenas pensar em fazer algumas coisas do que no cara do discurso pronto. Além disso, a campanha de Gabeira causa desespero nos marqueteiros profissionais, pois ele não utiliza peças publicitárias, galhardetes, santinhos. O cara utiliza apenas o tempo de TV para convidar os eleitores a uma visita ao site. Isso é bom, pois causa desespero a toda a galera que adora um Caixa 2 de campanha.
Outro ponto que me faz acreditar em Gabeira é que justamente quando ele disse que não negociaria cargos no governo, todos os grandes candidatos do primeiro turno correram para a outra candidatura.

Em São Paulo:
É difícil, é complicado, é até de estômago revirado, mas vou de Marta Suplicy. Calma, eu explico... Na verdade, minha candidata em São Paulo seria Soninha Francine, que não chegou no segundo turno. Aí a coisa realmente ficou complicada, pois de um lado temos o prefeito que privilegia as áreas mais ricas da cidade na divisão de verbas e já foi da turma do Maluf e do Pitta. Do outro, temos a ex-prefeita que simplesmente teve a cara-de-pau de criar novos impostos no país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo.
O mais coerente seria o voto nulo, mas tenho por princípio não adotar essa prática para cargos do Poder Executivo. Além disso, minha característica principal é ter lado, mesmo que me arrependa depois.
Optei por Marta por dois fatores. O primeiro é que não confio em quem já esteve com Maluf. O segundo é que acho sacanagem o que a imprensa faz com a Marta. Primeiro veio a história do "Relaxa e Goza", onde pegaram uma frase isolada, fora do contexto e fizeram a caveira dela. Depois veio essa palhaçada de dizer que ela estava questionando a orientação sexual do adversário. Sinceramente, pessoal, vi a propaganda e não achei que ela tenha colocado a vida sexual do Kassab em discussão. Ela quis apenas incitar os eleitores à reflexão sobre a transparência do cara. Sou profissional de imprensa e sei que a mídia gosta de perseguir algumas pessoas mesmo.
Mesmo assim, tenho críticas políticas à candidata. Mas ainda a prefiro em relação ao Kassab.

Depois falo de BH e Porto Alegre.
Abraços!

Nenhum comentário: