quarta-feira, 22 de outubro de 2008

FINALMENTE CHEGOU A MAIS NOVA “OBRA PRIMA” DA INTERNET!!!

Olá, pessoal, é com muita alegria que declaro criado este espaço para a livre troca de idéias e opiniões. E quando digo livre, é porque é livre mesmo! Aqui não existe o “politicamente correto”, pois o que importa mesmo é a minha opinião. Se você quiser ler, fico muito feliz. Se quiser ler e comentar algo, sinta-se em casa - mesmo que seja uma opinião diferente da minha. Mas se não quiser nem ler, nem comentar, tá tudo bem do mesmo jeito (Vá em blogs de outros colegas. Quem sabe no da Bruna Surfistinha você não se sete melhor?).
“Dona Elizabeth, esse menino não tem jeito”, essa era a frase mais ouvida pela minha mãe ao longo da minha vida escolar, nos colégios pelos quais passei. Segundo os professores e coordenadores, eu não apenas era péssimo aluno, mas me constituía numa pessoa irrecuperável. Pedagogos e orientadores educacionais me classificavam como um menino vagabundo, desrespeitoso, insubordinado, sem família e até retardado mental. Para se ter uma idéia, o meu teste vocacional - feito no Ensino Médio – atestou que eu não levava jeito pra nada! Minha mãe, coitada, sempre ouvia tudo com muita atenção, mas com um semblante estranhamente tranqüilo. Essa tranqüilidade era de quem sabia (continua sabendo e sempre saberá) que não importa o que os “gênios” dizem, ela conhece o filho que tem! Por isso, antes de qualquer coisa, dedico este blog a minha mãe, que “bancou” com palavras e atos o homem que sou hoje. Obrigado, mãe!
Passada a vida escolar e universitária, fiz-me um cidadão. Tive formação moral e ética decente (além da minha mãe, também devo isso ao meu pai, ao meu padrasto e ao meu avô Raul). Hoje, aos 27 anos, sou jornalista, casado e pai de lindo um menino. Sem qualquer pistolão corri atrás de realizar meu sonho, que, desde pequeno, era trabalhar no rádio. Mesmo com notas baixas, estudei para isso. Fiz inúmeros estágios na área de Jornalismo. Em alguns deles passei por experiências incríveis. Pelas minhas próprias pernas (e também com a ajuda de Deus) cheguei à Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Pronto, a porta do meio rádio se abriu. Segui trabalhando, outras rádios vieram e - numa bela manhã de sol - fui parar na empresa onde sempre sonhei estar: a Rádio Globo.
Voltando para a justificativa do título deste blog, apesar de ter progredido na vida intelectual e profissional (contrariando muitas previsões), ainda me considero um “menino sem jeito”. E digo mais, hoje compreendo melhor todo o processo de malhação de Judas ao qual fui submetido nas escolas. É que realmente eu não tenho jeito! Condeno com veemência o processo educacional em nosso país e expresso essa opinião. Tenho idéias próprias, fundamento minhas posições com argumentos sólidos, não aceito a imposição, não dou minha opinião apenas para ser politicamente correto, diplomático ou qualquer coisa parecida. Além disso, tenho a “petulância” de discordar quando entendo que isso deve ser feito. E discordo mesmo, não importando de quem seja a opinião a ser refutada. Assim, a vida acabou me mostrando o que é exatamente o “menino sem jeito”. Tratava-se apenas de alguém que incomodava a escola. Hoje em dia, não incomodo mais a escola, mas incomodo alguns amigos, colegas de profissão, familiares, conhecidos.
Só que tem um pequeno problema nisso: acabei virando uma pessoa pública. Desta forma, tenho que segurar a avalanche das minhas opiniões e do meu jeito de ser. Em meu trabalho, falo com centenas de milhares de pessoas diariamente. Entro nos carros, nas casas, nos escritórios e em vários lugares onde há alguém com o rádio devidamente sintonizado. Incomodar agora coloca em risco o sustento de minha família. Tenho que me comportar! Mas como? Como deixarei de ser o “menino sem jeito” se esse é o meu verdadeiro eu? Como trair meus ideais? Como não INCOMODAR a velha e hipócrita sociedade? A solução é o blog!
Aqui o Daniel Penna-Firme é simplesmente o “menino sem jeito”. Se eu falar aqui que defendo 10 anos de cadeia para flanelinha, por exemplo, não sou demitido e nem criticado pelos ouvintes. Simples essa solução, né? Espero que sim. Portanto, se você quiser tradicionalismo, entretenimento, notícias, músicas e vídeos, esse definitivamente não é o seu lugar. Mas se você gosta de quem tem opinião, de quem tem lado, de quem não se esconde (apenas muda de local para expressar opinião), seja muito bem vindo. Sinceramente, não sei como não pensei nisto antes. Afinal, é como diziam os professores “esse menino não tem jeito”!

Um comentário:

Unknown disse...

Daniel, fico feliz e honrada em ser a primeira a comentar o seu blog. Como sempre você revoluciona, por isso você faz a diferença, acho que foi isto que me achou atenção em você, pois vc é simples e polêmico, um contraste quem me fascina. Sempre opinativo, questionador, mas muito bom caráter, incapaz de fazer mal a alguém, que seja uma barata. Em poucas palavras te defino:

Amigo e companheiro
Talentoso e contestador
Sincero e ajudador
Expressivo e inteligente
Gentil e extravagante
Fofo e lindo!!!!

Espero que você continue assim, pois assim que eu te amo, respeitando os outros, mas não deixando de expressar seus conceitos e opiniões.

Conta sempre comigo, sua sempre Elisângela Salaroli. Miguel manda chutes de amor pra o melhor pai do mundo, vc.